trabalho de Diego Rodriguez

trabalho de Diego Rodriguez

domingo, 23 de maio de 2010

Geração Z

Geração Z, que engloba os nascidos em meados da década de 80, uma geração que nasceu sob o advento da internet e do boom tecnológico.


Outras denominações: “Geração Silenciosa”, “Nativos Digitais”

Nascidos em um mundo onde computadores e celulares são apresentados como brinquedos, onde o iPod sempre existiu e a maioria das pessoas que eles conhecem ou irão conhecer poderão ser encontradas no Orkut, Facebook ou Twitter.

Essa geração é chamada também de Geração Silenciosa, talvez pelo fato de estarem sempre de fones de ouvido escutarem pouco e falarem menos ainda.

Como vive a Geração Z?

Seu mundo é tecnológico e virtual. Para eles é impossível imaginar um mundo sem internet, telefones celulares, computadores, iPods, videogames com gráficos exuberantes, televisores e vídeos em alta definição e cada vez mais novidades neste ramo. Sua vida é regada a muita informação, pois tudo que acontece é noticiado em tempo real e muitas vezes esse volume imenso acaba se tornando obsoleto em pouco tempo.

A grande nuance dessa geração é zapear. Daí o Z. Em comum, essa juventude muda de um canal para outro na televisão. Vai da internet para o telefone, do telefone para o vídeo e retorna novamente à internet.

Velocidade, conexão e interatividade são as palavras que viram a cada instante a vida pelo avesso.

Essa turma tem posturas bem características: é a juventude multimídia, com enorme grau de interesse em tudo, mas sem interesse específico em nada.

Invariavelmente, a garotada gosta de comunicação rápida, por isso criou uma linguagem própria, o “internetês”. Prefere os contatos rápidos, portanto o negócio é “ficar” e não namorar. Quantidade em lugar de qualidade. Fartura de contatos sem aprofundamento das relações. Seus relacionamentos interpessoais são quase sempre virtuais.

Suas características

A rapidez com que os avanços tecnológicos se apresentam atualmente acabaram por condicionar os jovens a deixar de dar valor às coisas rapidamente.

Outra característica marcante da Geração Z são problemas de interação social. Muitos deles sofrem com a falta de expressividade na comunicação verbal. Essa Geração também é marcada pela ausência da capacidade de ser ouvinte.

Não se chocam diante de nada. São impermeáveis a conselhos e detestam todo tipo de disciplina e autoridade.

A privacidade também não é mais valor moral. Os perfis, a tribo ou comunidade a que escolheu pertencer, os encontros de ocasião estão escancarados em qualquer página de sites de relacionamentos.

A juventude Z não gosta de perder tempo, por isso não tem fixação por leituras longas e complicadas, o negócio são histórias curtas e fáceis de assimilar, em livros com letras grandes e bem espaçadas. De preferência, com muitas gravuras e ligações com outras mídias, como música, cinema e Internet.

Problemas?

A Geração Z é um tanto quanto desconfiada quando o assunto é carreira de sucesso e estudos formais, pois para eles isso é um tanto quanto vago e distante.

Assim como todas as gerações anteriores, esta também passará por problemas, principalmente em relação a sua atuação profissional. Sua rapidez de pensamento e incapacidade para a linearidade pode facilitar muito em determinadas áreas, porém em outras que exigem mais seriedade e concentração podem sofrer algumas dificuldades.

Um dos problemas enfrentados pode ser o desrespeito à hierarquia, gerado pelo excesso de canais de comunicação disponíveis., tendem a exigir acesso direto aos superiores e explicações daquilo que lhes é solicitado. “Essa geração pede mudanças. Conectados com o mundo digital, os jovens que nasceram sob o domínio da tecnologia chegam ao mercado de trabalho esperando por um mundo semelhante ao seu, conectado, aberto ao diálogo, veloz e global”, diz Shinyashiki

Dentro da sociedade, a atuação política destes jovens também pode se tornar bastante preocupante, afinal, a enorme quantidade de itens tecnológicos e informações desnecessárias acabam por distrair suas mentes, tornando-os, na maioria das vezes, alheios à vida política de sua comunidade, sua cidade, seu país e o próprio mundo.

Se a vida no virtual é fácil e bem desenvolvida, muitas vezes a vida no real é prejudicada pelo não desenvolvimento de habilidades em relacionamentos interpessoais. Vive-se virtualmente aquilo que a realidade não permite. Talvez daí venha o fascínio dos jovens por jogos fantasiosos onde estes podem ser o que quiserem, sem censura ou reprimenda.

Fontes de informação: http://www.baixaki.com.br/info/2391-o-que-e-a-geracao-z-.htm

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/jovens/apresentacao.html

http://readwriteweb.com.br/2010/04/08/a-geracao-i-sera-criada-com-touchscreens/

http://blog.cursocriar.com/?p=92

http://negocioeacao.blogspot.com/2010/04/geracao-z-nova-geracao.html

http://info.abril.com.br/noticias/carreira/o-mercado-de-trabalho-e-a-geracao-z-24092009-16.shl

Videos relacionados:

http://www.youtube.com/watch?v=74w0xeG9V8s

http://www.youtube.com/watch?v=aAErx0d5yh0

Nenhum comentário:

Postar um comentário